Restaurantes apostam na arquitetura

Ambientes com projetos arquitetônicos bem pensados fazem a diferença

1- Kitchin / 2- Nez Bistrô / 3- Ristorantino / 4- Tre JK / 5- Jamile Restaurante / 6- La Macca

Não apenas locais para refeições com ingredientes especiais e criatividade na elaboração dos pratos, os ambientes com projetos arquitetônicos bem pensados apresentam a proposta do restaurante desde a entrada e fortalecem uma experiência única aos clientes: pé direito alto, lustres diferenciados, pisos cerâmicos e obras de arte são alguns dos detalhes que fazem a diferença e chamam a atenção logo nos primeiros momentos.

1- Com projeto assinado pelo Suíte Arquitetos, o novo Kitchin marca presença no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo. A tradicional gastronomia japonesa com um toque de modernidade se expande para um ponto privilegiado do JK, com entrada também pelo boulevard. O visual marcante e moderno da casa matriz se mantém, com ênfase para as cordas – são 26 km desde a entrada do restaurante, inspiradas nas texturas características da arquitetura de Tóquio e Kyoto. Como destaques do novo espaço, estão o lounge com disposição descontraída para happy hour, amplitude do salão com 300 m², área excepcional reservada ao bar e o design do lustre com 164 lâmpadas que preenchem o pé direito.

2- Localizado na Praça de Casa Forte– primeiro projeto de jardim público feito pelo famoso paisagista Roberto Burle Marx, em 1934, o Nez Bistrô faz parte do cenário do consagrado bairro familiar e de mesmo nome, na zona norte do Recife. O restaurante fica em um sobrado do século 17, tombado pelo patrimônio histórico, por isso mantém grande parte de suas características e faz com que o visitante se transporte para o clima europeu logo na entrada. O Nez mescla o contemporâneo com o clássico, em um ambiente com projeto assinado pela arquiteta Juliana Monteiro. O restaurante tem espaços que remetem à cultura e história do bairro. A decoração é sóbria e atemporal, com revestimentos em madeira, tijolos aparentes e piso cerâmico, pensada para proporcionar um ambiente confortável e agradável. Na parede uma coleção de espelhos de diversos tamanhos que formam um bonito mosaico.

3- Inaugurado em 2014 nos Jardins, o Ristorantino é uma casa de 70 lugares, reconhecida pela alta gastronomia italiana. O ambiente é dividido em salão térreo, que possui bar de espera e o andar superior, que se divide entre um terraço arborizado – que abriga horta orgânica e árvores frutíferas – e uma sala mais reservada. A aura elegante e convidativa da casa é concebida pelo decorador Nando Marmo, que trabalhou em cada detalhe. Plantas e iluminação natural recepcionam o cliente na sala de espera do restaurante, decoração que remete a um gazebo. Em sua área externa, o piso da calçada ganhou recentemente cerâmicas artesanais em tom de terracota, característicos das entradas de residências italianas.

4- Projetado pelo escritório de arquitetura Carbondale e assinado pelo arquiteto americano responsável pela fachada da Louis Vuitton da avenida dos Champs-Élysées em Paris, Eric Carlson, surgiu o Tre JK. Com atmosfera requintada, o restaurante dos sócios Cid Simão, Marcos Freitas e do chef Rodrigo Queiroz, está situado no piso térreo do Shopping JK Iguatemi, com acesso direto ao Boulevard. Chama a atenção pela fachada diferenciada, composta de uma ampla parede revestida com 800 taças produzidas com exclusividade na cidade de Murano, na Itália. Além disso, os diferentes formatos na entrada do salão remetem aos perfis dos rostos de cada um dos sócios, detalhes sofisticados que enobrecem com delicadeza o ambiente.

5- Uma das casas do chef Henrique Fogaça, Jamile acaba de passar por reforma em seu rooftop no Bixiga. Dentre as mudanças estão a troca do piso, com 300 m² de deck – ampliado para atender um número maior de público –, teto retrátil e, principalmente, a criação do bar, exclusivo da área externa. Com as alterações, o novo espaço comporta 150 pessoas confortavelmente. O responsável pela transformação é o arquiteto Rafic Farah, que assina toda a ambientação do restaurante. Agora a casa também aposta em eventos próprios e comemorações externas. A ideia dos sócios Alberto Hiar, Anuar Tacach e Henrique Fogaça é ter um novo conceito para o terraço. O piso inferior também não passa desapercebido: a cozinha aberta chama a atenção e proporciona uma experiência intimista aos clientes.

6- O restaurante La Macca inaugurou em junho de 2017 com intuito de trazer para São Paulo o melhor dos clássicos italianos. As massas frescas da casa são produzidas diariamente no laboratório do estabelecimento. A experiência inicia logo na entrada, quando o cliente é recebido pela agradável varanda, e continua no salão principal, onde é transportado para um ambiente típico italiano. Os pisos de ladrilhos, as venezianas de pinho de Riga, a folhagem caindo das estantes, toda a decoração é projetada para trazer um mix de clássico e moderno. O bar é um espetáculo à parte, localizado no meio do restaurante, marca presença não só pelo tamanho, mas pelas deliciosas criações que são feitas nele. Ideal para um happy hour com os amigos.

Serviço:
Suíte Arquitetos
(11) 2645-0114
http://www.suitearquitetos.com.br

Juliana Monteiro
(22) 999-019-040
https://www.instagram.com/arq.julianamonteiro

Nando Marmo
(11) 3045-0510 / 3845-6888
https://nandomarmo.wordpress.com/

Carbondale
(11) 2450-7890
https://www.cbdarch.com/pt

Rafic Farah
(11) 3120-2007
http://www.saopaulocriacao.com.br

Kitchin / (11) 2339-2072
Nez Bistrô / (81) 3441-7873
Ristorantino / (11) 3063-0977
Tre JK / (11) 3167-4004
Jamile Restaurante / (11) 2985-3005
La Macca / (11) 3061-9049