A tradição e inventividade do novo Casimiro Dal Tatini foi traduzida no ecletismo da decoração, com desenhos exclusivos de cadeiras e luminárias

Casimiro

O concreto aparente fortemente representado por duas grandes colunas – icônicas e atravessadas – e pela laje do forro já mostram toda a rusticidade do novo Casimiro Dal Tatini, restaurante instalado no interior do Edifício Santos Augusta, região dos Jardins, em São Paulo. Valendo-se disso, Adriano Mariutti, arquiteto responsável pelo projeto, zelou por ambas estruturas criando contrastes harmoniosos entre dois antigos lustres de Murano. A composição com confortáveis estofados em couro e veludo com almofadas ricamente detalhadas com tecidos bordados deram a tônica do projeto.

O bar tem inspiração nos tradicionais e glamorosos restaurantes italianos das décadas de 40 e 50, utilizando madeira e mármore branco paginado – onde os veios se encontram formando sinuosas nuances. Bem como elaborados detalhes em latão oxidado pelo tempo, incluindo um imponente garrafeiro sobre o grande e relevante balcão do bar.

Não existe delimitação nos trabalhos do arquiteto. Ele vai mais além com a criação de moveis e peças especialmente para o projeto e importantes para o contexto, desenvolvendo projetos totalmente personalizados. E todos os detalhes do restaurante tem seu lugar. Painéis de madeira minuciosamente marchetada, abat-jours inspirados no designer do consagrado mestre italiano Vico Magistretti; mesas forradas em couro impermeabilizado e luminárias com cúpulas delicadamente confeccionadas em fita com balde de gelo acoplado são exemplos das minúncias encontradas em cada ângulo do espaço. Ou ainda a inserção de sofás e estofados em couro e veludo integrados à madeira, bem como o metal com assentos em Kilim antigo.

Na varanda – que circunda a emblemática esquina da Alameda Santos e Rua Augusta, integrada ao salão, um elegante pergolado sombreia o ambiente, que também segue o padrão de detalhes e requintes. Poltronas vintage da década de 60 interagem com troncos de madeira usados para apoio e almofadas com tecidos garimpados vindos da África.

O arquiteto Adriano Mariutti pertence a uma tradicional linhagem ligada as artes e a criação: arquitetos, decoradores, pintores e ceramistas, destacam gerações dos profissionais desta família. Mariutti iniciou estudos em 1985, na Faculdade de Belas Artes, e depois de uma estada de aprimoramento e estágios em Firenze, Itália, retorna ao Brasil para montar seu estúdio.

Além dos sofisticados projetos residenciais, Mariutti já desenvolveu dezenas de projetos comerciais ligados ao ramo de entretenimento noturno, dentre eles sofisticadas casas noturnas. São projetos marcantes como o Moinho Santo Antonio, desenvolvido em uma construção centenária na década de 90, o empreendimento – com mais de 8 mil m², contemplava vários restaurantes, bares e casa de eventos. Esta obra seguiu um criterioso conceito de restauração único no Brasil, totalmente criado e executado pelo Estúdio Adriano Mariutti.

A base clássica é a tônica do escritório que possibilita a mistura de outros estilos e vertentes; o antigo e o novo são distribuídos harmonicamente, de diversas formas e situações na decoração, caracterizando o estilo eclético, jovem e elaborado de Adriano Mariutti. Desconsiderando a praticidade das modernidades tecnológicas, o arquiteto opta por desenhos à mão livre – início de todo um processo técnico, esclarecendo, ordenando e estruturando as ideias para concepção inicial de seus projetos.

Casimiro é a mais nova casa da família Tatini, que traz no novo endereço, uma mistura da clássica culinária italiana com ares modernos do lifestyle urbano paulista. No comando está o chef Thiago Tatini, que homenageia o patriarca da família com o nome do restaurante. O cardápio, uma versão mais enxuta dos campeões do Tatini, ganha sob o comando de Thiago toques modernos na finalização.

A tradição e inventividade foi traduzida no ecletismo da decoração. Com desenhos exclusivos de cadeiras e luminárias, bem como o piso industrial fundido, detalhes de barras latão que formam um arrojado desenho no piso e uma valorizada iluminação. Tudo ali se transforma em uma grande experiência para todos os sentidos.

Contato:
Adriano Mariutti
(11) 3816-2980
http://www.mariutti.com.br/