Ela abre o apetite, cria um ambiente convidativo e ainda compõe a decoração

Geo Luz & Cerâmica

Luminárias Mini Deimos e Soleil

Um local agradável, confortável, aconchegante, onde desperte a vontade de ficar mais um pouquinho e de preferência, “com fome”. Esse deve ser o tipo de ambiente perfeito que um restaurante deve oferecer aos seus clientes e a iluminação faz toda a diferença! Isso porque dependendo da incidência de luz sob o local, as mesas, o balcão, etc, o cliente pode se sentir desconfortável e buscar outros lugares para um jantar em família ou até mesmo com os amigos. Ou seja, nem tudo depende do cardápio e do atendimento.

Além de ter esse poder de atrair pessoas, a iluminação também influência no aspecto da comida, intensificando cores e as texturas, proporcionando uma visão agradável aquele que está comendo. “Cada restaurante é único e tem que ser avaliado qual é a sua proposta. Existem restaurantes que possuem uma proposta onde desejam que o cliente permaneça mais tempo e outros por menos tempo, como as redes de Fast Food, e a iluminação também ajuda a conceber este formato.

Um restaurante necessita ser sempre atrativo ao cliente uma sensação de acolhimento. Por mais incrível que seja a decoração, uma iluminação ruim poderá espantar os clientes”, afirma o designer Maurício D’Ávila, da Geo Luz & Cerâmica.

Antes de mais nada é preciso pensar no projeto do restaurante e ter um planejamento definido. Qual é a proposta do restaurante? Qual seu estilo? A que público ele atende? Muitos ainda cometem deslizes com a incidência de luz branca predominante, quando a luz amarelada é a que melhor se adequa a qualquer tipo de restaurante. “o ideal é trabalhar o máximo possível com tons amarelos e deixar uma iluminação um pouca mais clara para as áreas de trabalho.

A psicologia estuda a influência das cores nos seres humanos e existem várias pesquisas que indicam que a luz mais amarelada estimula a fome”, explica o designer. No entanto, não é apenas isso.

Não se pode esquecer que a iluminação fará parte da decoração, e que portanto, devem estar em perfeita harmonia. As luminárias têm um papel importante nessa composição, pois além de direcionarem os raios de luz para o local onde se quer dar o maior foco, elas agregam valor à decoração, podendo trazer mais charme, requinte e graciosidade aos ambientes.

As mesinhas redondas, muitas vezes espalhadas pelo restaurante, com as cadeiras menores e compridas para que os clientes se acomodem, necessitam de um pendente pequeno e delicado – como os pedentes Mini Deimos e Mini Canes, da Geo Luz & Cerâmica -, para não “estampar” a luz na própria mesa e criar um reflexo indesejado. Já pendentes com design diferenciado, como o Soleil e Juá, deixam o ambiente com refinamento e elegância.

“É preciso ressaltar que o empresário, investidor ou idealizador, pense bem na questão da iluminação e que o projeto arquitetônico esteja bem alinhado com estas questões. Por isso, a opinião de um profissional é de extrema importância”, complementa o designer.

Contato:
Geo Luz & Cerâmica
(19) 3032-1053
http://geoceramica.com.br